Lazer E Cultura Popular Joffre Dumazedier Pdf LINK Download
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Neste processo, é de se destacar a importância do Serviço Social do Comércio (SESC), pois foi por meio deste que, no início da década de setenta, o sociólogo francês Joffre Dumazedier foi contratado para construção e desenvolvimento de um campo de conhecimento para o lazer no país. Quando chegou ao Brasil, Joffre Dumazedier tratou de difundir a concepção de lazer propugnada pelo seu envolvimento com o movimento operário francês, quando via, no tempo livre crescente, um espaço para a afirmação do direito dos operários ao lazer. Fruto de observações e enquetes sobre o lazer dos franceses, esta foi publicada em Vers une Civilisation du Loisir?, que, no Brasil, foi traduzida para Lazer e cultura popular34.
Acreditando que o lazer proporcionaria algo maior do que simplesmente amenizar o sofrimento ou alegrar a vida, critica a organização da sociedade e o fetiche pelo consumo, defendendo o resgate do humano ainda existente no homem. Exaltando o potencial educativo proporcionado pelo lazer, ora como instrumento de educação (educação pelo lazer), ora como objeto de educação (educação para o lazer), Marcellino revela que não bastaria apenas garantir o acesso das pessoas, mas seria necessário produzir e difundir uma cultura popular que, rompendo com as atitudes conformistas, proporcionaria condições a uma participação crítica e criativa, com vistas à instalação da nova ordem social.
Tomando como referência a pedagogia crítica de Paulo Freire, fundamenta o que ele chama de lazerania. Pelo diálogo com as classes populares, num dialético teorizar a prática, seu objetivo é a educação. Busca proporcionar meios e condições aos sujeitos que de seu exercício tomam parte para refletirem sobre suas condições de vida e sobre a sociedade mais ampla na qual estão inseridos, possibilitando-lhes não só o acesso, mas o entendimento do lazer como manifestação de uma cultura e como possível instrumento de ligação com sua realidade. Deste modo, tem seus propósitos fincados sobre a noção de sujeito social, afastando-se da passividade que cerca a atual condição de consumidor comum à experiência do mercolazer27. 2b1af7f3a8